X

Banco de Oportunidades Ster Bom

Estamos sempre em busca de pessoas qualificadas e alinhadas aos nossos valores para integrar a nossa equipe. Se você tem interesse em trabalhar na Ster Bom, por favor preencha as suas informações para constar em nosso banco de oportunidades.

Tecnologias aplicadas às Energias Solar e Eólica serão temas enfocados pelo CTGAS-ER no seminário da FIERN

A iniciativa pretende apresentar informações e discutir os diversos aspectos da geração das energias renováveis solar e eólica como fator de redução de custos e maior segurança energética para as empresas.

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis vai participar do Seminário “Energias Solar e Eólica como Alternativas na Micro e Minigeração–Aplicações e Oportunidades”, desenvolvendo as palestras “Tecnologias Aplicadas à Energia Solar” e “Tecnologias Aplicadas à Energia Eólica”, temas que estão sendoaguardados com interesse e  expectativa por empresários e especialistasda área. A promoção é da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte-FIERN e do CTGAS-ER e será realizada na próxima terça-feira, 23, a partir das 8h30min, no auditório Joaquim de Holanda, 7º andar da Casa da Indústria.

A iniciativa pretende apresentar informações e discutir os diversos aspectos da geração das energias renováveis solar e eólica como fator de redução de custos e maior segurança energética para as empresas. A abertura será realizada pelo engenheiro Flávio José Cavalcanti de Azevedo, presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER e Vice Presidente da CNI.

Programação:

As palestras serão iniciadas às 8h40min, com o Painel Técnico, com “Tecnologias Aplicadas à Energia Solar”, a cargo de Bruno de Lima Soares, responsável  técnico em energia solar do CTGAS-ER. Em seguida, Daniel Faro, responsável técnico em energia eólica, também do CTGAS-ER, enfocará “Tecnologias Aplicadas à Energia Eólica”.

O tema “Conexão/Integração na Rede Elétrica” vai  ser explanado por Dílson Andrade, gestor da Unidade de Planejamento da Distribuição da COSERN. Prosseguindo com o seminário, acontecerá a palestra“ Tributação na Micro e Minigeração de Energia”, por André Horta, titular da  Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte. Logo após acontecerão as discussões sobre o Painel Técnico.

Abrindo o Painel de Mercado, “A opção do Investimento em Energia Solar” vai ser analisada pelo empresário Silvio Torquato, diretor Comercial, RealSolar, que será sequenciado por Carlos Schinder e Patricia Kanno, diretores da Schinder Energy, com a palestra “A Opção do Investimento em Energia Eólica”. Na sequência, o  “Caso Prático de Investimento em Energia Solar: A Experiência da SterBom”, pelo empresário Antônio Leite Jales, da  SterBom. A última palestra do seminário será ministrada por Astriel Mendonça Júnior,  diretor das Indústrias Becker, com o  ”Caso Prático de Investimento em Energia Solar e Eólica Integradas: A experiência das Indústrias Becker” e em seguida as discussão sobre o Painel Mercado, antecedendo a apresentação de técnicos especializados do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. 

De acordo com o Superintendente Corporativo de Estratégia e Articulação do Sistema FIERN, Walmir Marques, a ideia do Seminário surgiu de uma demanda dos industriais. “Em uma reunião de diretoria em que discutíamos sobre o aumento nos custos de energia e redução de investimentos, empresários falaram de suas experiências pioneiras. Desse ponto percebemos que os demais precisavam de informações sobre energias renováveis para que pudessem tomar decisões de investimento em suas empresas”, explicou.

Receitas em destaque: